lunes, 29 de noviembre de 2010

As últimas aplicações

Oi pessoal, na última sexta feira fiz a minha sétima aplicação de células tronco, a penúltima. Correu tudo bem. A próxima será na quarta feira que vem. Esta seria através de uma injeção endovenosa, mas como estou reagindo bem às aplicações por punção lombar (que são mais eficientes) combinamos com os médicos de fazer por punção lombar.

Na próxima sexta-feira já estou indo embora, como essa última semana deve passar voando, não deve dar tempo para escrever mais post para vocês.

Vamos para Paris e depois para casa. Estou muito animada, papai falou que em lá estará nevando!!!!! Estou doida para conhecer a neve, vai ser muito legal!!!!

Nesse período fiz muita fisioterapia e acupuntura. Estou começando a apresentar alguns avanços. Estou com um pouco mais de equilíbrio, minha mãozinhas estão mais aberta e consigo segurar coisas por mais tempo. Estou muito mais comunicativa e falante. São ainda pequenas coisas que eu espero que aumentem com o tempo.

Prometo para vocês que vou continuar me esforçando muito, como sempre, e com a ajuda de todos vcs vou chegar lá.

Queria agradecer muito a todos que me acompanharam, pensaram e rezaram por mim, que ajudaram meu papai e minha mamãe também. Vcs foram muito importantes, pois motivaram toda a nossa família.

Um beijo no coração de todos vocês.

A Equipe do Hospital

Queria apresentar para vcs os médicos e a equipe que tem cuidado de mim nesses últimos quarenta dias.

Primeiro, é claro, tenho que apresentar o Ninja não faço a menor idéia do nome dele (heheheheh) mas só de ouvir a sua voz eu começo a chorar. Mamãe pediu para tirar uma foto com ele então ele me tirou do colo dela e tiramos essa foto:

Depois tiramos essa foto com a Mislea que faz massagem em mim. Ela é muito legal, todo o dia me dava uma fruta de presente para eu fazer uma vitamina.

Tem duas pessoas que nos dão apoio, nos levam para as compras, no aeroporto, e tudinho que precisarmos inclusive nos ajudam nas traduções o que é muito importante. São a Maisie e o Torres. Essa é Maisie, o Torres já apareceu tomando chá com a vovó.

Tem também a equipe de enfermeiras que vivem me visitando só para ver minha beleza.

Este é o médico que cuida de mim é o que geralmente faz as aplicações e o chefe do departamento de terapia celular. Outras três médicas que fazem parte da equipe.

Duas outras pessoas nos acompanharam esse período, uma foi a Estefania, nossa interprete. Sempre muito simpática e atenciosa, nos levou para conhecer a cidade e ainda foi buscar a vovó no aeroporto, quando ela voltou da casa da tia Raquel e do Nicolas em Beijing. Aqui ela esta com a vovó.

A outra foi o nosso super motorista, o sr. Ming, ele sabia de tudo da cidade, nos ensinou a pechinchar em chinês e tudo. Ele parecia saber quando estávamos meio perdidos e sempre aparecia na hora certa para nos ajudar. Levou a vovó nas melhores casas de chá da cidade, ele era um verdadeiro conhecedor. Aqui tem uma fotinha dele com o papai.

Meus Companheiros

Oi pessoal!! Neste período que estou aqui no Hospital, eu conheci uma porção de gente que estava fazendo tratamento. Acabamos ficando amigos de alguns deles, principalmente dos estrangeiros, pois com os chineses a comunicação é muito difícil.

Primeiro encontramos a Eleonora, a Nora, ela veio lá do Kosovo (na antiga Iugoslávia), tem ataxia, uma doença neurológica que faz com que tenha muita dificuldade para controlar os membros, mãos, braços e pernas. A mamãe dela a acompanhou todo o tempo. Foi muito legal, estava sempre alegre e me deu um ursinho de lembrança.

Aqui tem uma fotinho dela

Conhecemos também o Oscar, um argentino muito legal!! Estava acompanhado por seu fisioterapeuta, Esteban. Eles foram muito simpáticos. Papai os ajudou com a tradução do espanhol para o inglês algumas vezes. Foram eles que nos indicaram a interprete que saia com a gente no final de semana.

O mais engraçado foi que eles não descansaram enquanto não assistiram um jogo de futebol aqui. Como estão acontecendo os jogos asiáticos, puderam ir a um jogo muito importante e emocionante Uzbequistão x Camboja (ou alguma coisa parecida).

O Oscar tem um tipo de esclerose e ia receber as aplicações por punção lombar, mas teve um probleminha e não pode receber as injeções, acabou fazendo as aplicações endovenosas.

Conhecemos também o Walid, da Líbia; a Mia, de Hong Kong e o Riaz Ameen da África do Sul. Mas nossos companheiros mesmo eram o Thiago e sua família.

Ele é de Ipatinga o seu papai é o José Carlos e sua mamãe é a Silvana. Eles chegaram no mesmo dia que a gente e ficaram em um quarto ao lado do meu.

Fizemos uma porção de passeios juntos, fomos ao shopping, ao zoológico, a um safári, ao carrefour. Papai e o tradutor deles também (heheheh)!!! Todo dia a tia Silvana faz um cafezinho e deixa para a mamãe, ela adooora!!! O Thiago comprou aqui uma cadeira com motorizada e eu adoro andar com ele na cadeira, é muito divertido!!!

O Thiago tem uma distrofia muscular e chegou aqui sem conseguir movimentar as pernas, agora já esta conseguindo move-las. Ele também ta fazendo um montão de fisioterapia aqui e está animado com a melhora.

Segue uma fotinho deles:

E uma minha com a tia Silvana

martes, 23 de noviembre de 2010

Fisioterapia

Minha maior dificuldade aqui é com a fisioterapia. O pessoal aqui não tem muito jeito para lidar com crianças, quanto mais com uma princesa que nem eu.

No primeiro dia me levaram para uma sala enooorme com um montão de gente fazendo fisioterapia. Uma mulher chegou e foi logo querendo me esticar e me puxar, não deu certo; abri o berreiro.

Logo, logo juntou um monte de gente – um monte de gente aqui na China quer dizer um monte de gente mesmo – para ver o meu show. Então eu caprichei (BUAAAAAA) !!! Não teve jeito, mamãe teve que me levar embora.

Aqui tem uma foto da sala de fisioterapia.

No outro dia tentamos de novo. Como não tinham nenhum brinquedinho para me distrair mamãe e papai comparam alguns e eu fui para a salona outra vez.

Explicamos para a terapeuta que seria melhor a mamãe começar a me alongar e me aquecer para depois ela tentar fazer alguma coisa, ela aceitou. Tudo começou bem mas começou a juntar uma porção de gente para me ver (os chineses são muito curiosos e não resistem a minha beleza – heheheh) então eu me desconcentrei e dei outro show !!

Agora pedimos para ir para um canto mais isolado da área de fisioterapia e começamos outra vez mas na hora em que mamãe me passou para a moça não deu certo chorei de novo !

Nesse vai e vem perdemos uma semana. Mamãe e papai falaram com a chefe do departamento e combinaram de fazer a fisio no meu quarto, e que mandariam uma outra pessoa mais experiente.

No dia seguinte como o moço atrasou, mamãe começou a trabalhar comigo primeiro. Quando ele chegou combinamos que ele ficaria olhando. Ele olhava e comentava um monte de coisas para uma outra chinesa que fazia a tradução.

Mamãe foi ficando super nervosa, e perguntava pro papai o que é que estava acontecendo. No final o terapeuta achou ótimo o trabalho da mamãe e disse que ele não poderia fazer melhor pois não conseguiria estabelecer um vinculo comigo por causa da língua. Mamãe virou minha terapeuta oficial na china!!!

Então pedimos uma ajudinha para a tia Vitória que nos relembrou os exercícios que tenho que fazer. Agora estou super feliz, olha minhas fotinhos com a mamãe!!





Fazendo umas Comprinhas

No fim de semana passado, devido a abertura dos jogos Asiáticos, que estão acontecendo aqui em Guangzhou, foi feriado e eu não tive nenhuma atividade. Eu aproveitei e fui com a mamãe ao Carrefour fazer comprinhas.

O Hospital tem uma van que leva o pessoal para fazer compras. As famílias dos pacientes internados têm a disposição uma cozinha para poder fazer as comidinhas que gostam.

Também porque comer a comida chinesa aqui do hospital todo dia ninguém agüenta!!!! A outra opção é pedir para entregar uma fast food no quarto, mas comer isso todos os dias é dose também. Então a melhor opção e intercalar as três opções, um dia comida caseira, no outro fast food e depois a chinesa (às vezes a gente pula essa etapa).

Aqui tem uma fotinho da área da cozinha para vcs conhecerem.

  Junto à cozinha tem uma sala com tv e uma área com uns computadores para os pacientes, como temos internet no quarto nem usamos essa.


O Carrefour daqui e bem parecido com o nosso ai do Brasil, só que tem umas comidinhas que não tem ai não!!!!!

Eu fui andando com o papai e tirei (discretamente) algumas fotinhos para mostrar pra todo mundo. Olha só:

 Vocês prestaram atenção no detalhe? Não, então eu vou mostrar!!!

O pessoal aqui come estrela do mar!!!!!!

E o peixinho é bem fresquinho, agente escolhe dentro do aquário!!!


Tem também enguia e tartaruga!!!! Mamãe, papai e vovó comeram a enguia, e até crocodilo, mas essa e outra história.

Depois desse passeio vovó foi tomar um chá o que muito típico aqui da China. O pior é que demoramos tanto que nosso guia (um funcionário do hospital que da assistência as famílias) quase teve um negócio
;-D.

Eles não estão acostumados com a pontualidade brasileira (para não dizer impontualidade)!!! Quem está com a vovó é a Silvana, mãe do Thiago que também está fazendo tratamento aqui.


Aqui do Hospital, diretamente da varanda do nosso quarto, papai conseguiu tirar umas fotos dos fogos da festa de abertura do Asian Games. Eu vi a festa na tv. Foi tão bonita! Adorei!!!!



domingo, 14 de noviembre de 2010

Os Famosos Banheiros Chineses

O banheiro chinês!!! Ah mamãe falou que isso merecia um post então eu resolvi escrever. Eu acho que uma fotinho vale mais do que qualquer coisa.


E lá não tem papel não!!!! Nós perguntamos para o pessoal aqui do hospital com é que eles se limpavam, sabe o que eles responderam? Eu escrevi ai embaixo, se alguém conseguir traduzir me avisa.
庆龄
清明
明玲

Acho que cada um leva o seu, ainda bem que mamãe foi prevenida ;-)!!!!  

Terceira e Quarta aplicações

Oi gente, essa semana eu fiz duas aplicações de células tronco, uma na segunda e a outra hoje, as duas por punção lombar.

Na Segunda de segunda-feira eu fiquei bem nervosa e a anestesia demorou para fazer efeito, e depois quando eu acordei estava um pouquinho assustada e chorei bastante. Mas o bom foi que eu não tive quase nenhuma reação ao remedinho.

Na de hoje foi mais tranqüilo, eu só fiquei um pouquinho nervosa na hora de entrar na sala de cirurgia, mas depois foi tudo bem, nem tive febre nem nada, viram como eu sou valente!!!!

Já estou até acostumada com a acupuntura olhem só como eu estou sorrindo e cheia de agulhinhas na cabeça.


O pior é que o dr, Ninja descobriu e acabou colocando nas minhas bochechas também, olha só!!!


Vocês lembram lá no segundo post quando eu falei que vovó correu que nem uma atleta? Olha só o resultado tá toda quebradinha e teve que apelar para a medicina tradicional chinesa também.


E se eu falar que eu estou dando uma canseira na mamãe, vocês acreditariam,? Pois é ela também teve que apelar para a acupuntura também!!!!


Daqui a pouquinho chega a vez do papai também :-)

Sei que todos rezaram por mim essa semana e queria agradecer pois eu não tive nada dessas vezes. Beijinhos a todos  

domingo, 7 de noviembre de 2010

A Segunda Aplicação

Oi Gente demorei um pouco para escrever de novo né!? Na semana passada eu fiz a segunda aplicação de células tronco na quarta feira. Dessa vez não foi fácil não !!!

Primeiro eu tive que ficar sem comer quase a noite toda, depois tive que tomar uma anestesia geral para poder fazer a aplicação por uma punção lombar. Depois disso tudo ainda tive que ficar deitadinha por mais seis horas.

E isso foi só o começo, eu não reagi muito bem e tive febre e vomitei a noite, acabei tendo que tomar um sorinho (lá vieram as enfermeira para me furar  - buaaaa).

Papai e mamãe conversaram com os médicos e eles disseram que era normal alguma reação, mas a minha foi bem forte. Então eles tiraram mais um pouquinho de sangue (lá vieram as enfermeira para me furar, de novo  - buaaaa, buaaaa, buaaaa), para fazer outros exames. Meu medico disse que ia alterar a composição da mistura de células tronco para a próxima vez, que é amanhã.

Olha euzinha descansado:


Quero pedir para todos pensarem e rezarem por mim amanhã (hoje a noite ai no Brasil) para que tudo de certo.

Para compensar todo esse sofrimento papai e mamãe me levaram para o shopping no sábado e me compraram um montão de presentes, vovó me comprou outro montão de brinquedos, acho que quando eu conseguir terminar de brincar com todos já vou ser adulta (heheheh) !!!!

Estou mandando uma fotinho do shopping para vcs verem.


Mas o mais legal foi no domingo, eles me levaram para fazer um safári!!!!! No começo eu estava meio desconfiada e cheguei até a chorar um pouquinho com medo de tantos bichos.

Mas a vovó me pegou no colinho e me acalmou. Primeiro a gente fez um trajeto de carro e depois andamos a pé. Eu conheci até o coala e o urso panda que eu nunca tinha visto!!!! Vou mostrar umas fotos que mostram melhor.

Olha como eu estava lindona na entrada do parque


Aqui o avestruz esta querendo entrar dentro do carro da frente !!!!!


Aqui eu estava com a mamãe dando de comer para a girafa, viram como eu sou corajosa.


Acho que vcs podem ver como eu adorei dar de comer para as girafinhas.


Depois eu conheci o ursinho panda ele não é muito fofo !!!


Não precisa dizer que eu adoreeeeeii o panda também!!!


Depois eu fui conhecer os elefantinhos, .... e .... eu adorei também !!!!!



Bom gente depois de tanta diversão eu tenho que ir descansar e me preparar para amanhã, rezem por mim, um beijinho para todos.

martes, 2 de noviembre de 2010

A Primeira Aplicação


Depois de quase uma semana fazendo a acupuntura e fisioterapia chegou a hora de fazer a primeira aplicação com as células tronco. Foi na quarta feira dia 29 de outubro.

Não precisa dizer que eu estava morreeendo de medo da agulha da injeção!!!! E estava chorando muito então mamãe sentou na cama e me colocou no seu colinho para eu acalmar. Olhem a foto e prestem atenção na minha cara de preocupada!


Correu tudo bem, a aplicação foi endovenosa e eu nem precisei sair do meu quartinho. Mesmo assim chorei muito, de novo (hehehe). Mas dessa vez a vovó contou historinhas e fez teatrinho para eu acalmar.


Depois que a situação estava controlada entraram as enfermeiras para me ver falando como sou linda, que meus olhos são isso, que são aquilo.... isso já está ficando chato. Mas vcs sabem como é acabei dando uma chance para elas e deixei elas tirarem uma fotinho comigo, olha só.


Agora eu tenho que fazer os meus exercícios e minha acupuntura, bejinhos para vcs, na próxima quarta eu tenho outra aplicação depois eu mando notícias.

Ah!! Neste fim de semana eu passeei pela cidade, depois eu faço um post disso também.  

O Hospital e o inicio do Tratamento


Oi gente!!!! Aqui estou eu, mais uma vez, para dar noticias para vocês.

O pessoal que nos pegou no aeroporto nos trouxe direto para o hospital, estamos no
广东省中医院大学城医院 (para quem não entendeu, é o hospital universitário da província de Guangdong).


O hospital é muito grande, muito organizado e limpo. Quando eu cheguei meu quarto já estava preparado.

                                                                                                       É um quarto muito grande, bem equipado, tem tv e dvd, assim posso ver meus filminhos todos os dias, principalmente a Galinha Pintadinha, que minha dinda me deu! Hehehe..


Dormi muito assim que chegamos, acordei já no fim do dia praticamente. Papai e mamãe estavam muito cansados também. Vovó foi descansar no hotel.








O medico logo veio me conhecer, eu nem dei atenção por que estava dormindo. Desde que cheguei, todos os dias, entra um exercito de enfermeiras no quarto só para me ver. Me dizem um monte de coisas que não entendo, riem e vão embora.

É engraçado! Estou me sentido uma artista! Kkk.... Todos me olham, se aproximam e passam a mão no meu braço; neste momento penso: Será que eles acham que sou uma boneca?? Tudo bem, não me importo muito, sei que não estão acostumados a receberem princesas! Rssss...

Papai acha muito engraçado. Mamãe morre de raiva e se sente incomodada de todos ficarem querendo me ver o tempo todo (já disse até que tem pena dos artistas, da falta de privacidade deles rsssssss).

No dia seguinte eu tirei sangue e fiz um monte de exames para me preparar para as aplicações. Vou fazer 8, a primeira e a última endovenosas e as outras por punção lombar. Essas, teoricamente, são mais eficientes mas tenho que tomar uma anestesia geral e por isso são mais difíceis para mim.

Depois dos exames eu comecei a fazer fisioterapia e acupuntura.

Na fisio é muito esquisito, eu fico um tempão amarrada num aparelho para ficar em pé, ainda bem que papai e mamãe estão comigo pois é “um saco” (se mamãe me vê escrevendo essas palavras vai brigar comigo – não contem para ela) ficar em pé sozinha.

Ainda estou me adaptando a acupuntura, tem um moço que deve ser ninja, ele chega e atira umas agulhas em mim com a maior velocidade!!! Depois bota um negócio pra esquentar minha cabeça. Olha como eu fiquei:

Antes (toda feliz – ainda não conhecia o ninja):

Olha como eu fiquei depois:


O legal é que depois desse sofrimento todo vem uma moça muito legal e jeitosa que me faz uma massagem maaaravilhosa, eu adoro ;-)

Os médicos também estão me dando uns remedinhos com um gosto horrível. Um deles eu suportei, já o outro, quando entrava, voltava tudo e mais um pouco. Era muito ruim. No inicio eu chorava muito para tomar, hoje, apenas reclamo.

Mamãe e papai perguntaram que remédios são esses, e dizem que é “Chinese Medicine” (realmente, explicaram muito!!!!). Depois perguntamos para que servia, nos disseram que era “Chinese Medicine” bom para o corpo (rssss.... fazer o que????)

Vovó diz que “ Oh remédio ruim bom”; porque estou bem tranqüila. Para ser franca, acho que ela tem razão, estou com um ótimo estado de espírito, sempre de bom humor. Tenho dormido muito bem também.

Aqui todos são atenciosos conosco. Todos os dias, além das enfermeiras, os médicos que me acompanham vem me ver, perguntam como estou, orientam mamãe e papai sobre minhas atividades e tiram duvidas.

No quarto ao lado do nosso está uma família brasileira, pessoas muito legais, que também vieram buscar esse tratamento.